sexta-feira, 24 de abril de 2009

Postando com a mente no Twitter

Há cerca de dois anos foi apresentado um dispositivo que permitia o controle dos movimentos de um avatar usando apenas a força do pensamento. Agora, chega-nos a notícia de que algo semelhante foi criado para permitir a realização de postagens e outras formas de comunicação para pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.

E para proporcionar uma maior integração destas pessoas com o resto do mundo, seu criador, o pesquisador Adam Wilson, inventou uma interface cérebro-Twitter que permite que os posts sejam feitos usando apenas o pensamento, através de recursos de eletroencefalografia. A mensagem de estréia, postada no microblog, foi "using EEG to send tweet" (usando eletroencefalograma para twitar).

Wilson é membro de um grupo de pesquisadores da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, que trabalha para aperfeiçoar sistemas de comunicações para pacientes hospitalizados e para pessoas com deficiências físicas, mas cujos cérebros funcionam bem.

O aparelho é composto basicamente de eletrodos instalados em um capacete flexível capazes de detectar os sinais elétricos do cérebro e transformá-los em ações físicas, como mover o cursor na tela do computador.

Se você é daqueles que gostam de juntar peças para montar um panorama, imagina o resultado desta tecnologia no vindouro ambiente tridimensional da Internet. Pois é, vai ficar bem divertido, pois não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...