quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Previsões para os mundos virtuais

Recentemente, publiquei um post sobre mundos verticais, com os resultados dos estudos da consultoria KZero. Agora, depois de uma pesquisada no blog do professor Paulo Frias, de Portugal, um dos baluartes do estudo do Second Life em língua portuguesa, pincei estas informações que ora compartilho com vocês.

O foco do estudo trata da projeção da evolução dos mundos virtuais nos próximos anos. É uma visão otimista do futuro, com base na trajetória do Second Life e de outros mundos virtuais, como o Club Penguin, da Disney.

Aponta também o crescimento de produtos em segmentos ainda não muito explorados, a partir de 2008, como os Mirror Worlds, que são mundos virtuais com a proposta de reproduzir fielmente a realidade.

Um outro segmento está ligado ao KT&T (kids, tweens & teens - crianças, pré-adolescentes e adolescentes) cujo nicho de mercado está disparando a olhos vistos.

A KZero afirma que num futuro próximo, novos conceitos serão trabalhados pelas marcas nos mundos virtuais, aumentando a participação da faixa etária KT&T. E os adultos não vão ficar de fora dessa onda, pois mundos dedicados a este segmento vem sendo desenvolvidos constantemente.

Aliás, depois da marca de aproximadamente 80 mundos virtuais em 2008, a previsão é que neste ano de 2009 o montante chegue a 150 e no final do ano de 2010 bata a marca de 300!

(Vamos ver se com o OpenSimulator o Brasil entra nessa estatística!)

Este crescimento acentuado relaciona os mundos virtuais ligados a programas de TV, filmes ou outros elementos de sucesso do mundo físico, como parques temáticos. Isso me lembrou, na hora, a transferência do Parque da Mônica lá de São Paulo, de um shopping para um novo lugar, ainda mantido em sigilo. Quanto tempo será que vai passar até o incansável Maurício de Souza entrar nessa? Pelo desempenho dos últimos 50 anos, eu confio que se ele chegar a participar desta empreitada, vai fazer bonito.

E para encerrar, um dado assustador (do ponto de vista positivo): devido ao crescimento do uso em processos educacionais, a KZero afirma que no final de 2012 poderemos ter cerca de 900 mundos virtuais!



Ainda vamos voltar outras vezes a esse assunto e, quem sabe, inspirar os empreendedores brasileiros a dar mais atenção ao nicho. Para os designers, como eu venho falando há tempos, não vai faltar trabalho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...