sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Gibi Clube - 26 anos

Nesta data, há exatos 26 anos, fundava-se um clube muito especial no Rio de Janeiro, que congregava colecionadores de Histórias em Quadrinhos publicadas no Brasil desde o início do século vinte.

Todos os domingos, nas dependências de um colégio no bairro de Triagem, cerca de 50 pessoas se reuniam para falar de seus heróis de infância e contar "causos" como a espera pela chegada dos gibis que vinham no trem desde a capital da República até as cidades do interior e eram ansiosamente aguardados na estação pela garotada, ou as atividades do Centro Juvenilista de Adolfo Aizen, dono da Editora Brasil-América Ltda. (EBAL).

Lá aconteciam também vendas e trocas de gibis de antanho e foi onde eu vi pela primeira vez a legendária Edição de São João do Almanaque do Gibi, a publicação mais cara e rara do gênero no país.

Com o passar dos anos, membros deste clube deram continuidade ao hobby criando as primeiras comic shops da cidade, que perduram até hoje com uma clientela fiel, transmitindo o gosto pelos quadrinhos às novas gerações.

Como faço todos os anos, ergo agora um brinde para saudar aos bons amigos que fiz (alguns já partiram para se reunir aos roteiristas e desenhistas que tanto admiravam) e aos ótimos momentos que passei, inclusive ao iniciar minha carreira de jornalista de coração com o fanzine Gibi Clube Magazine em 1986.

A data me estimulou a retomar um projeto que iniciei em 2006, mas que foi interrompido pela súbita partida de um amigo muito querido, membro ativo do clube, que seria de grande importância no processo.

Em homenagem aqueles que já partiram, em breve recomeçarei o trabalho, deixando um legado das histórias deste grupo para a garotada que hoje se inicia na divertida atividade de ler, ver e partilhar das ações heróicas de seus personagens preferidos.

Salute, meus amigos! Para o alto e avante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...