quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Seja um gerador de ideias!


Os meus queridos leitores sabem como eu prezo a criatividade e não meço esforços para salientar a sua importância, seja por aqui, na sala de aula ou no cotidiano diário de todos os dias (rs). A seguir publico um texto muito interessante que pode nortear você a como trilhar essa seara.


Criatividade: como tornar-se um "gerador de ideias"
Qualquer pessoa pode aprimorar seu talento para a criação de ideias novas. Esta é a tese do Dr. Lassi Liikkanen, especialista em cognição do Instituto de Tecnologia da Informação de Helsinque, na Finlândia. Para isso, segundo ele, basta um pouco de técnica e bastante esforço.
Segundo o pesquisador, o básico para que as pessoas possam aumentar a sua criatividade é melhorar o seu conhecimento sobre o tema ao redor do qual elas querem ter ideias novas. Mas há também uma série de métodos e técnicas de geração de ideias, a adoção de uma atitude correta e muito esforço.

Em sua pesquisa, Liikkanen modelou um processo de geração de ideias. Para ele, criar ideias significa que uma pessoa processa as informações memorizadas e combina essas informações de maneiras novas.
É por isto que ele defende que, se a pessoa obtém informações mais aprofundadas sobre o tema, então seu potencial de criatividade aumenta. Quanto mais uma pessoa souber sobre o assunto ou puder aprender com os outros, maiores chances ela terá de fazer novas combinações de conhecimentos.

Em segundo lugar, vale a pena estudar diferentes métodos e técnicas voltados para a geração de ideias. Entre esses métodos, os mais conhecidos são brainstorming, TRIZ, seis chapéus do pensamento, sinética e análise morfológica.
E, para usar cada um dos métodos de forma eficiente, é necessário conhecer bem a técnica, ou não se alcançará um nível ótimo de resultados. "Quando uma pessoa sabe o método e pratica sistematicamente seu uso, os resultados são muito melhores," diz Liikkanen.

Os diferentes métodos de geração de ideias servem a diferentes tipos de necessidades, por isto vale a pena testar vários deles para descobrir qual funciona melhor para você e para a situação específica em que você está procurando exercer sua criatividade, alerta ele.

Em terceiro lugar, é necessário fazer uma boa dose de esforço para gerar ideias. A criação de ideias não é diferente de outros trabalhos, diz o pesquisador: se você trabalhar bastante, obterá mais resultados. E se há muitos resultados, é mais provável que você encontre bons resultados no meio deles.
Além disso, ler a literatura sobre o assunto e criar protótipos - exercícios simulados - pode ser uma boa tática para aperfeiçoar o processo de geração de ideias.

Um indivíduo "gerador de ideias" deve também ter a atitude correta. Se você acha que só há uma solução correta para cada problema, isto irá limitar consideravelmente a sua capacidade de ter ideias inovadoras. A capacidade de tolerar a incerteza faz parte da criação de ideias, lembra Liikkanen. A tolerância à incerteza não garante a criatividade, mas é uma condição essencial para ela.

Você deve lembrar-se que a criação de novas ideias é apenas a primeira etapa do ciclo de vida de uma ideia. Uma boa ideia deve ser apoiada e fortalecida. Para inventar algo, por exemplo, ou mesmo aperfeiçoar uma ideia já consolidada, a pessoa deve se empenhar firmemente para viabilizar essa ideia, lembra Liikkanen.
O estudo completo, em inglês, pode ser visto no endereço http://lib.tkk.fi/Diss/2010/isbn9789526030258/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...