quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Livro Eletrônico - parte sete: Obras literárias em machinima

Vez por outra, eu tenho que parar minhas aulas para explicar o que é machinima. Se você que está lendo o post ainda não sabe, é um neologismo criado a partir da contração e fusão das palavras machine (máquina) e cinema. Em outros termos, define cinema de animação feito por computador, tendo ambientes tridimensionais virtuais de jogos ou metaversos como cenários e seus respectivos avatares como protagonistas.

Aqui no Brasil isso ainda é uma novidade, e o Martelo do Archanjo é a primeira e única produção do gênero, que em breve estará acompanhada do Martelo Mix.

Dando prosseguimento à nossa série sobre Livros Eletrônicos, decidi dar uma guinada e sair da trilha dos e-books convencionais (se assim o podemos chamar) e enveredar por uma outra, multimídia, mas que busca da mesma maneira incentivar a leitura.

O avatar Lainy Voom, que produz filmes em machinima a partir do Second Life, iniciou uma série de clips dedicados à divulgação de obras literárias. O primeiro deles é sobre o poema The Stolen Child, de W.B.Yeats, que demonstra as possibilidades que se abrem para a Literatura e outras áreas de conhecimento a partir do uso dos mundos virtuais para a criação de novas linguagens visuais.

A seguir, o vídeo de The Stolen Child. E se você quiser conhecer mais sobre a obra de Lainy Voom, dê um pulinho no seu canal no Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...