sábado, 28 de março de 2009

Virtual World Best Practices in Education - sábado

As palestras de sábado foram as mais esperadas por nós, de língua portuguesa. Portugal e Brasil enviaram seus representantes para mostrar ao mundo nossa produção no uso de mundos virtuais e Web 2.0 na Educação.

Cheguei a ISTE, uma das regiões designadas para o congresso às 7:45 da madrugada e lá já estava o Mattar (Erectus) e os professores portugueses se preparando para abrir o segundo dia de conferência. Por uma mudança de última hora no calendário, fui convidado para fazer a mediação de algumas palestras. A programação do painel "Estado da Arte da Educação em Língua Portuguesa" foi a seguinte:
(algumas informações foram gentilmente confiscadas do blog do Professor João Mattar)

Na foto abaixo, o palco com os palestrantes de Portugal e eu, ali no cantinho. Da esquerda para a direita, Antero Eun, zes Garfield, Cleo Bekkers, PalUp Ling e Carloss Lukas.





Universidade de Aveiro
Pioneira no uso do metaverso do Second Life na Educação, esta renomada universidade foi representada pelos professores Teresa Bettencourt (Cleo Bekkers - SL), Carlos Santos (Carlosss Lukas - SL), Pedro Almeida (Antero Eun - SL) e Luís Pedro (Zes Garfield - SL), cuja produção acadêmica envolvendo multimídia é notável, inclusive com grande participação dos alunos.

Antero Eun


Cleo Bekkers


zes Garfield


Carloss Lukas


Universidade do Porto
O projeto educacional da ilha desta universidade foi apresentada pelo professor Paulo Frias (PalUP Ling - SL), que mantém o blog Discursos do Outro Mundo, referência em língua portuguesa.

PalUp Ling


Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)
Esta universidade foi representada pelo professor Leonel Morgado (Andabata Mandelbrot - SL), que promoveu uma reflexão do uso do Second Life na educação e também sobre a "educação do futuro" e os seus desafios.

Andabata Mandelbrot



Devido a problemas por aqui, não conseguir fazer o vídeo direto do evento, mas a avatar Zana Kohime criou um slide show e o postou no YouTube, onde aparece algumas fotos da apresentação portuguesa:



Se o link não funcionar, acesse: http://www.youtube.com/watch?v=9XgY1qMIUBs

(Nem preciso dizer que vou, muito em breve, fazer o mesmo por aqui, pois tirei muitas fotos)


Depois de um intervalo, tivemos uma sequência de palestras sobre experiências no Brasil, culminando numa mesa redonda:

Vestibular Brasil
O professor Maurício Garcia (Mgar Magneto - SL) narrou sua experiência de criar e implementar o projeto da ilha Vestibular Brasil e propôs oferecer bolsas de iniciação científica, pagas com o lucro obtido pela ilha, para financiar projetos de pesquisa que envolvam o uso do Second Life na Educação. Até onde eu sei, é a primeira iniciativa do gênero no Brasil.

Mgar Magneto


Ilha do Empreendedor - SEBRAE
Rodrigo Gecelka
(Empreendedor Mighty - SL) e Jessé Gusmão de Abreu (Halisson Usher- SL) apresentaram o projeto, os cursos ministrados para usuários do SL (iniciantes ou experientes) e os resultados obtidos, dentre eles o fato de que a Ilha do Empreendedor recebe mais visitação do que muitas agências físicas do Sebrae.

Empreendedor Mighty (de camisa preta) e Halisson Usher




ABC da EaD no SL
O professor João Mattar apresentou uma panorâmica reflexiva sobre as três versões de seu curso ministrado no Second Life, a partir de seu livro lançado pela Pearson Education. Ele destacou que a terceira versão, onde primeiro foram apresentadas outras ferramentas como Moodle, wikis, blog e twitter e só no final o Second Life, geraram, aparentemente, menor envolvimento dos participantes do que nas versões anteriores, onde o metaverso foi utilizado mais cedo.

Erectus Amat


Unisinos
Na sequência, foi a vez da apresentação da professora Eliane Schlemmer (Violet Ladybird - SL) e de Helena Cristina Martelete Soares (Saiyen Eerie - SL) e Daiana Trein (Daiana John - SL) sobre o grupo de pesquisa da Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo/RS, que estão na liderança dentre todas as instituições de ensino superior brasileiras sobre o uso acadêmico de metaversos na educação. Elas apresentaram também o projeto da ilha Ricesu, que congrega diversas instituições de ensino católicas.

Violet LadyBird


Sayen Eerie


Daiana John


Cidade do Conhecimento
Encerrando o ciclo de palestras, o professor Gilson Schwartz (Simplesmentenuma Boa - SL), da USP, e Beto Lima (Beto Mochi - SL), da Meta Mídia Digital, narraram a experiência do Centro Cultural Bradesco (que no momento encontra-se fechado para o acesso público, enquanto o banco reavalia o projeto) e da Cidade do Conhecimento, que já completou dez anos de existência.

Simplesmentenuma Boa



Beto Mochi



Mesa-redonda
O ciclo de língua portuguesa terminou com uma mesa-redonda que reuniu 2 professores portugueses, Olga Cação (Ocacao Vieria - SL) e João Lima (JoaoDiogo Sideways - SL), ambos da Universidade de Aveiro e mais 2 brasileiros, Andrea Silva (Aerdna Beaumont - SL), da Fundap Brasil, e Elizabete Teresinha Gomes (Bete Aya - SL), da Unisul Brasil.

Aerdna Beaumont



Ocacao Vieria



JoaoDiogo Sideways



Bete Aya



Encerrando, atendendo a um gentil convite do professor Mattar, eu, Marcos Archanjo (Archanjo Arcadia - SL) apresentei o projeto da Universidade do Brasil Virtual.

Archanjo Arcadia




A percepção geral, ressaltada pelo Mattar e a qual endosso inteiramente, é que em 30 minutos não é possível apresentar os trabalhos com o detalhamento que consideramos necessário. Acredito que um próximo evento, em especial um de língua portuguesa, reserve mais tempo para cada palestrante, pois na maior parte dos casos não foi possível responder as perguntas da platéia, momento em que todos os presentes acabam ganhando com a interação.

E por falar em próximo evento, em maio teremos o 7o Seminário ABED de Educação à Distância, coordenado pelo Mattar e que será realizado inteiramente à distância. Já estão sendo agendadas atividades especiais no Second Life e eu fui convidado para participar da organização de algumas delas. Nos próximos dias, postarei mais informações a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...