segunda-feira, 9 de março de 2009

Movimentando objetos em ambientes virtuais com vídeo avatar

O mais legal desta notícia é saber que tudo está sendo feito no Brasil, mais especificamente na USP, na Escola Politécnica. Isso demonstra que os cursos politécnicos, se forem concebidos e gerenciados com responsabilidade e controle de qualidade (ao contrário do que usualmente se vê), os resultados podem ser excelentes.

No caso desta matéria, o pesquisador Ricardo Nakamura desenvolveu um sistema de vídeo avatar usando apenas um computador, um software e duas webcams (que conferem a visão estereoscópica) e com estes elementos consegue movimentar objetos em ambientes virtuais. Batizado de “AV Mix”, o projeto tem grande potencial de ajuda na expansão do ensino à distância, por não necessitar de estúdios especiais para produção das aulas.

O AV Mix poderá ser utilizado em jogos, permitindo a manipulação de objetos de cena, em videoconferências e no ensino a distância, ampliando as possibilidades de interação sem precisar de laboratórios especiais para a atividade. Vamos aguardar a conclusão do projeto e estimular as universidades a implementar a solução, que com certeza trará resultados rápidos e visíveis, pois para os alunos, nada melhor do que sair da desgraceira do cuspe-e-giz (escrito na velha hortographia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...