segunda-feira, 30 de setembro de 2019

HILDA FURACÃO / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

UMA BELA AULA DE SEDUÇÃO
(e sobre como uma brisa virou um furacão)

Aproveitando o exemplo de uma minissérie televisiva, os times de trabalho fizeram a apresentação da identidade visual aplicada em uma embalagem de uma bebida (suco, refrigerante, água saborizada ou energético) que faz parte do lote de produtos + a experiência oferecidos pelas lojas criativas do BECO DO VAPOR.  É a antepenúltima fase nessa etapa de apresentação de layouts.  Logo nós passaremos para a fase da finalização dos projetos.











Essa moça bonita do slide acima compôs com perfeição a personagem, uma jovem de Belo Horizonte da década de 1950, que vive uma reviravolta e tanto na própria vida, impactando a sociedade conservadora ao seu redor.

Eu usei a minissérie para falar a respeito da SEDUÇÃO, do ENVOLVIMENTO, da DA IMERSÃO DA MENTE E DA VONTADE DE UM INDIVÍDUO em uma determinada situação, um STORYTELLING, que possa transmitir VALORES POSITIVOS.  Algo fundamental para a nossa CULTURA DE COLABORAÇÃO AFETIVA.











E essa ruiva exótica dará um show muito em breve, junto com um taxista bastante incomum.

Um beijo do Anjo!
Archanjo 0:)


quarta-feira, 25 de setembro de 2019

TRUTH TELLING - RAUL SANTAHELENA / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA




VAMOS FALAR A VERDADE?
(ela está cada vez mais valorizada)

Nesses tempos em que a narrativa ideológica se desmantela e abre espaço para os bons valores fundamentais, dentre eles a VERDADE, nada melhor do que ouvir um podcast de qualidade que fala a respeito (é sobre um livro escrito por um brasileiro) e usar esses conhecimentos para fazer uma excelente APRESENTAÇÃO DE PROJETO, no início de Dezembro.

O show de hoje ficou por conta do time DESÍDIA.

Apreciem sem moderação.

Um beijo do Anjo!
Archanjo 0:)

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

EU SINTO MUITO / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

TEM MUITO SENTIDO!
(com o perdão do trocadilho)

Hoje foi dia de apresentar mais um produto que fará parte dos itens oferecidos pelas casas criativas do BECO DO VAPOR.  E como a imagem ilustrativa da aula foi o DEMOLIDOR, o Homem sem Medo, cujo sentidos físicos são superdesenvolvidos (à exceção da visão, pois ele é cego), eu aproveitei para papear um pouco sobre DESIGN MULTISSENSORIAL, uma disciplina que eu considero que deveria fazer parte de todos os cursos de Design, pois é tão importante quanto àquelas ligadas à CRIATIVIDADE, à REPRESENTAÇÃO VISUAL e demais conhecimentos relacionados à área.








Após um acidente ainda na infância, quando o jovem Matt Murdock foi exposto a PRODUTOS TÓXICOS E RADIOATIVOS, os seus sentidos físicos se superdesenvolveram para compensar a sua perda de visão.  Como todo personagem da Marvel que se preze, no antanho de antigamente, ele tinha problemas, fragilidades e uma história de superação, que no caso do personagem foi o uso desses novos poderes para combater o crime e dar uma arrumada na sua comunidade do bairro da Cozinha do Inferno.  De dia ele era um advogado idealista e à noite o terror dos bandidos.

Bem diferente da lacração xexelenta da atualidade, que vem deformando os heróis em prol de uma ideologia torpe.





Já que o papo era o uso dos super sentidos do Demolidor eu aproveitei para falar a respeito de como o Design pode (e deve) ser pensado para IMPACTAR AMPLAMENTE aqueles que se utilizam dos seus resultados.












Na semana que vem vamos apresentar uma moçoila que encantou os corações de muitos cavalheiros.  O meu, inclusive.

Um beijo do Anjo!
Archanjo 0:)

quarta-feira, 18 de setembro de 2019

HACKEANDO O PPT / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA




RESPEITÁÁÁÁVEL PÚBLICOOOOO!!!
(é hora de começar a apresentar os resultados)


Hoje nós iniciamos uma nova traquinagem.  Eu enviei para os líderes dos times alguns podcasts do ResumoCast e pedi que todos os assistissem, mas compartilhassem com os seus times apenas aqueles que lhes tinham sido determinados.  O resultado é que a cada aula um desses times vai apresentar o conteúdo do podcast para a turma potencializando a minha atuação.  E lá na frente eu estou planejando algo ainda mais irreverente, depois eu conto.

O show de hoje ficou por conta do time CRONOS, que falou sobre como nós podemos potencializar aquelas apresentações feitas com Power Point ou programas similares.

Apreciem sem moderação.

Um beijo do Anjo!
Archanjo 0:)

segunda-feira, 16 de setembro de 2019

TOCO CRU PEGANDO FOGO / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

VAMOS PULAR A FOGUEIRA?
(ou será melhor ficar só assando mashmallow?)

Uma das melhores coisas desse trabalho é poder degustar as traquinagens comestíveis que os grupos de trabalho estão preparando.  No dia da apresentação para a banca eu prevejo a realização de um lauto banquete...






















A proposta de associar cada entregável a um determinado elemento tem funcionado bem.  Nas próximas edições desse curso eu farei algumas alterações bem sapecas que vão potencializar ainda mais a experiência.











Na próxima aula, uma cozinha mais quente do que o Inferno será usada...

Um beijo do Anjo!
Archanjo 0:)

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

O PODER DA AUTORRESPONSABILIDADE / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA




CHAMANDO PARA SI A RESPONSABILIDADE
(aí o bitcho pega...)

Já prevendo que teremos as tradicionais parasitagens nos times de trabalho, eu compartilhei esse podcast no grupo da disciplina e falei sobre ele e sobre o livro para a turma.  Claro que não vai funcionar, pois não serei eu, o TRADICIONAL PONTO FORA DA CURVA, que removerei de dentro de todos os meus queridos alunos toda a lambança e o adestramento bestalhão que a Masmorra lhes legou.

Mas eu estou fazendo a minha parte, o resto é com cada um dos meus aprendizes criativos.

Um beijo do Anjo!
Archanjo 0:)

STORYTELLING - CARMINE GALLO / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA




BORA CONTAR HISTÓRIAS?
(nada melhor para cativar a platéia)

Hoje foi dia de "teste".  Terror e pânico!  Como ocorreram algumas lambanças previsíveis, posto que a garotada que entra na faculdade, via de regra, ainda não tem condições de deixar sequer o ginásio (leia-se Ensino Fundamental II), foi necessário promover uma chamada na xinxa, como se dizia no antanho de antigamente.

Eu gasto muitas e muitas horas planejando e montando uma aula, gasto outro tanto ministrando-a, administro dois grupos do Whatsapp e vem uma galerinha "hari-bô (gíria local para os malucos-beleza) que afirma não estar entendendo nada.

Já que é assim, todo mundo teve que fazer um trabalho na sala, onde foi reproduzido o podcast acima e responder algumas perguntas.

E não é que funcionou?  Não será por muito tempo, claro, mas a jornada continua, um dia de cada vez.

Um beijo do Anjo!
Archanjo 0:)





segunda-feira, 9 de setembro de 2019

EU, AVATAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA











AVATARIZANDO...
(que papo doido é esse, professor?)

A partir de agora os times de trabalho saem da ETAPA DE IDEAÇÃO, RISADAS E CAMBALHOTAS CRIATIVAS para METER A MÃO NA MASSA e mostrar o que são capazes de fazer.  Claro que teremos muito choro e ranger de dentes, afinal eles são egressos da Masmorra na sua pior versão, aquela que foi inundada com uma ideologia que nos legou INDIVÍDUOS REPLETOS DE TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS, FRAGILIDADES E ANALFABETISMO jamais presenciado nesse país.

Corrigir isso levará décadas, enquanto isso nós vamos trabalhando dentro dos limites do possível, sempre forçando a barra para que eles rendam mais do que acreditam serem capazes.

Primeiro, o nosso papo-cabeça:



























Agora vamos aos primeiros entregáveis:














Que os times de trabalho mostrem ao que vieram.

Um beijo do Anjo!
Archanjo 0:)







SEM LIMITES PARA ENSINAR / MOYA - ESCOLA DE AVENTURA

CRIATIVO E INQUIETO (uma combinação muito interessante...) Quando eu me mudei do Rio de Janeiro para Brasília, em 2016 , imaginava ...